Armação do Pântano do Sul que está a aproximadamente 22 km de distância do centro de Florianópolis é um bairro pequeno, historicamente habitado por famílias de pescadores de origem açoriana que sempre moraram na região.
Nas ruas que sobem as bases dos morros do Peri e do Matadeiro, vemos muitas casas charmosas em meio a natureza deslumbrante.
A Praia da Armação é um dos locais favoritos dos moradores da região Sul de Florianópolis. Possui uma longa faixa de areia clara e fina de em torno de 3200 metros de comprimento, que se estende do Morro das Pedras até a Praia do Matadeiro. Suas águas são calmas em sua porção Sul e em sua parte central e norte apresenta ondas fantásticas para a prática do surf.
O centro do bairro, chamado de Centrinho da Armação, é um ambiente de pequena cidade animado, com restaurantes e bares típicos de lugares litorâneos. O local foi o centro de uma prática ancestral que já não existe mais na região, a caça de baleias, que movimentou a economia no século XVIII. No entanto, a Praia da Armação ainda é referência de pesca artesanal da cidade e fornece produtos frescos de grande qualidade.
Os principais comércios estão situados na entrada do bairro, ao longo da Rodovia SC-406, onde os mercados, padarias e farmácias estão espalhados. Indo em direção ao Morro das Pedras e Campeche os moradores encontrarão escolas, centros de saúde e centros comerciais. Tudo isso, há poucos minutos de carro ou utilizando o transporte público que serve muito bem a região.
No verão, há um grande aumento da população e as opções de lazer se diversificam com a abertura de bares e restaurantes, fazendo com que o morador ou o turista não precise se deslocar para outras regiões da Ilha para encontrar algum agito. O bairro é ideal para passear a pé, observar artistas de rua e escolher um estabelecimento para jantar.
Outras opções de restaurantes são encontrados um pouco mais ao sul na Praia do Pantano do Sul ou no Ribeirão da Ilha, bairro considerado uma Rota Gastronômica de Florianópolis.
Há também muitas opções de lazer ao ar livre, como a Lagoa do Peri, uma reserva incrível para a prática de esportes aquáticos e realizar trilhas com a possibilidade de se banhar em uma cachoeira; ou ainda caminhar e almoçar na Praia do Matadeiro, uma praia praticamente deserta, com acesso somente a pé.